O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é uma obra organizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública que se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelo Tesouro Nacional, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.

O Anuário serve como uma ferramenta de promoção de transparência e de prestação de contas, pois reúne dados oficiais do país inteiro em uma plataforma de fácil acesso. Ele também é essencial para a análise de políticas públicas e para a promoção do debate sobre segurança.

Em um ano atípico, onde o país inteiro se adaptou para enfrentar uma pandemia, a décima quarta edição do anuário também buscou entender a situação da segurança pública no país em tempos de distanciamento social.

“As medidas sanitárias contribuíram com aumento da subnotificação de alguns crimes? A menor circulação de pessoas nas cidades reduziu as oportunidades para o cometimento de crimes? Ou ainda: a redução ou o crescimento em diversos indicadores criminais representa o aprofundamento de tendências já em curso e anteriores à 2020?”, essas são as questões levantadas no site oficial da publicação.

A boa notícia é que os cenários mais pessimistas não se concretizaram. Por outro lado, destacam os autores, “é fato que o Brasil perdeu, entre 2019 e 2020, uma grande oportunidade de transformar a tendência de redução das mortes violentas intencionais, observada entre 2018 e meados de 2019, em algo permanente e que servisse de estímulo para salvar ainda mais vidas”.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020 está disponível gratuitamente e em diversos formatos. Clique aqui para acessar.

WhatsApp chat